Andy Warhol (Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928 — Nova Jersey, 22 de Fevereiro de 1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como, a maior figura do movimento de Pop Art. Foi também financiador e mentor intelectual da banda The Velvet Underground.
No dia 8 de Outubro de 2008, inaugurou em Lisboa, no bairro do Príncipe Real, a primeira loja em Portugal exclusivamente dedicada à colecção Andy Warhol by Pepe Jeans London.
O espaço, com 120 m2, situa-se na Rua da Escola Politécnica, uma zona de galerias de arte e lojas de lifestyle, e vem reforçar a oferta da Pepe Jeans com uma colecção de denim e casualwear inspirada na vida e obra do artista pop mais influente do século XX. Esta união singular, pretende prestar homenagem ao grande criativo que inspirou toda uma geração de artistas, e combinar a dinâmica iconográfica do seu trabalho com a herança de uma das mais apreciadas marcas de jeans da Europa. Além da colecção de vestuário e acessórios criada pela Pepe Jeans, produzida sob licença da “The Andy Warhol Foundation for the Arts”, a loja comercializa também peças de cerâmica, relógios e têxteis de casa criados por outras marcas detentoras desta licença.
A decoração do espaço também reporta, impreterivelmente, ao universo de Andy Warhol. A zona de entrada tem paredes de tijoleira pintadas de prateado e outras revestidas a papel de prata, à semelhança do que Billy Name, discípulo de Warhol, fez no seu estúdio de Nova Iorque “The Factory”. O balcão da caixa está completamente rodeado de latas de Campbell Soup sobrepostas. A área de provadores é totalmente forrada, no interior e exterior, a papel de parede com a impressão a amarelo e rosa do print de Warhol “Cow”. Noutras áreas surgem os icónicos prints “Elvis” e “Campbell’s Soup Cans” em negativo e positivo, enquanto “Flowers” irrompe na zona dos acessórios.
Um espaço a visitar! Rua da Escola Politécnica, 40 Príncipe Real, Lisboa.Actualmente, é possível encontrar peças da PepeJeans By Andy Warhol, não só na loja em questão, mas noutras lojas Pepe Jeans do país.
And now, uma espretadela à colecção de Primavera/Verão 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário