“Trench Coat significa casaco de trincheira. É um casaco de chuva, que protege do frio e da humidade, feito originalmente em gabardine ou lã. Hoje, encontra-se nos mais variados tecidos (algodão, couro, vinil, cetim e veludo), nos diferentes tamanhos (acima, à altura e/ou mais abaixo do joelho) e nos múltiplos feitios (com folhos, com padrões, com ombreiras, corte a direito ou evasé) - ver imagens. =)
A origem dos Trench Coats foi disputada pelas inglesas Burberry e Aquascutum.
Foi lançado durante a Primeira Grande Guerra Mundial (1914 – 1918) para uso dos militares britânicos.
Segundo a Burberry, o trench coat foi um modelo adaptado pela marca em 1914 para atender todas as necessidades e acomodar o equipamento dos soldados britânicos. A modelagem era ampla, com uma fenda traseira, ombreiras, uma pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos, uma aba abotoada num ombro e bolsos fechados com tampas para melhor acomodar os pertences dos soldados.
De acordo com a Aquascutum o trench coat começou a ser usado por civis em 1918 e viraram marca do primeiro ministro britânico Winston Churcill e pelo inspector Clouseau no filme “ A Pantera Cor de Rosa”.
Terminada a guerra, esta peça tornou-se num objecto de desejo, consumido tanto por homens como por mulheres. Converteu-se num clássico, que ficou imortalizado, aquando da sua aparição, por Humphrey Bogart, no filme Casablanca (1942).
Além do aspecto utilitário, o trench coat possui uma imagem indissociável da elegância, do mistério e da sensualidade.
É uma peça básica, que deve estar presente no guarda-fato de verão e inverno!
Além do mais, como não é pesado, pode compor-se tranquilamente com outras peças, como agasalhos de lãs, cachecol e chapéu.
Nos desfiles, é comum vê-lo articulado com calças de alfaiataria, jeans, vestidos e até sozinhos.
Exemplo - Look informal: jeans, sabrinas/botas texanas Transição Look formal: vestido e salto alto. Importante: trocar os acessórios, principlamente a mala/carteira.
A cada estação, o trench coat é modificado e reinterpretado. É ideal para esculpir belas silhuetas: definir a cintura, dando a ilusão que a largura dos ombros é igual à largura das ancas. Para quem não se sente à vontade, este casaco, pode ainda camuflar ancas largas e rabinhos salientes.
No homem, Adoro! =)
Não me conseguindo poupar nas imagens, pode sempre escolher o modelo que mais se adequa ao seu estilo. Apostem e Inspirem-se!! Encontram-se em todas as lojas de marca (Burberry, Pepe Jeans) e ou de grande superfície (Zara, Mango). Se os quiser coloridos, pode apostar na Benetton.
Muitos Beijinhos!***
Eu sou daquelas pessoas que acha que um trench faz uma mulher muito elegante mesmo, principalmente se for na cor clássica (creme ou khaki como diz a image) e que dá mesmo aquele "toque" numa toilette simples de calça/camiseta/rasteira basicos. É um must have em qualquer guarda roupa, porque com todos os novos modelos e cores que se têm criado já se adequa a todos os estilos.
ResponderEliminarSem contar que é super prático!!! (:
Great post
Beijinhos
Olá Xana!
ResponderEliminarMuito Obrigada pelo teu acertado e atento comentário!
Concordo contigo!
Beijinhos*